domingo, 18 de setembro de 2011

Hipertensão Arterial ou Pressão Alta

  
   A hipertensão arterial tem causa multifatorial e pode causar lesões ou problemas nos chamados órgãos-alvo (coração, cérebro, vasos, rins e retina). A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8. Os fatores que determinam a pressão são: débito cardíaco e resistência periférica. Qualquer alteração em um ou outro, ou ainda nos dois pode ser responsável pela alteração da pressão. Débito cardíaco é o volume de sangue bombeado por minuto, e resistência periférica é a dificuldade que o sangue encontra para passar pelos vasos.
   Se você tem hipertensão arterial é extremamente importante ter acompanhamento médico para identificar a causa, verificar o grau de comprometimento dos órgãos-alvo e identificar todos os fatores de risco associados para que possam ser feitas as orientações terapêuticas. Alguns dos fatores de risco que devem ser observados são: aterosclerose, tabagismo, consumo de álcool, hábitos alimentares, obesidade, sedentarismo e o estado psicossocial (depressão, situação familiar, condições de trabalho). O tratamento compreende dois tipos de abordagem: o farmacológico, com uso de medicamentos anti-hipertensivos, e o não-farmacológico, que é baseado em mudanças de estilo de vida.
   É a respeito do tratamento não-farmacológico que darei algumas dicas hoje, sobre hábitos alimentares, especificamente sobre o consumo de sódio. Por que profissionais da saúde dizem que pessoas que tem pressão alta devem reduzir o sal da alimentação? O sal de mesa é composto por dois elementos: sódio e cloreto. O sódio representa 40% da composição do sal. Considerando que o sódio "atrai" água, através de sistemas regulatórios nos rins, o consumo de sal causa o aumento da volemia (aumento do volume de sangue). Fato que altera o débito cardíaco. Por isso, é essencial diminuir o sal da alimentação para melhorar o controle da pressão. Sugestões:
  • Ler rótulos e identificar marcas de produtos que contenham menos sódio na sua composição;
  • Comprar vegetais frescos e quando congelados ou enlatados, sem sal adicionado;
  • Usar aves, peixes e carnes frescos, em vez de enlatados, defumados ou processados;
  • Escolher cereais matinais com baixo teor de sódio;
  • Limitar a ingestão de alimentos embutidos (como bacon e presunto), alimentos enlatados (como vegetais em conserva, azeitonas), condimentos (como glutamato monossódico, mostarda, catchup e molhos industrializados) e molho de soja;
  • Usar temperos naturais em vez de sal na cocção e na mesa. Experimentar alimentos temperados com ervas, especiarias, limão, lima, vinagre, ou com pouco sal misturado ao tempero. Iniciar reduzindo o sal pela metade;
  • Não substitua almoços e jantares por pratos congelados, nem por pratos como pizzas, caldos ou sopas enlatados e embalados ou saladas temperadas, que geralmente contêm muito sódio;
  • Drenar alimentos enlatados como atum, para remover parte do sódio.
   Alimentação rica em potássio é incentivada, uma vez que ela pode aumentar os benefícios da dieta com baixo teor de sódio. Alimentos com alto teor de potássio que devem ser consumidos:
  • Feijão, grão de bico, ervilha fresca, ervilha seca, aveia, germe de trigo;
  • Beterraba, batata, rabanete, mandioca, cenoura, cará, salsa;
  • Almeirão, couve-de-bruxelas, couve manteiga, chicória, espinafre;
  • Amora, abacate, banana, cereja crua, melão, maracujá.
   Nossa, este post ficou enorme! Mas tentei explicar com alguns detalhes por que sinto que as pessoas são muitas vezes carentes de informações a respeito desse assunto, mesmo sendo a hipertensão arterial  tão prevalente em nosso país. Seguindo estas dicas a qualidade de vida de pessoas hipertensas pode melhorar, mas não podemos esquecer que são apenas dicas. Pessoas que tem pressão alta tem que ter acompanhamento médico e nutricional!



Fontes para este post:
Cuppari L. Nutrição clínica no adulto. 2ed. São Paulo: Manole; 2006.
Vitolo MR. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio; 2008.
    


9 comentários:

  1. Mais um post suuuuper interessante!!! A gente não percebe, mas muitas coisas que consumimos no dia a dia já têm muito sódio! Temos que ficar de olho! Obrigadaaaaa JU!!! Beijoossss Débora

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Dé! Além de diminuir o sal que colocamos nos alimentos, temos que sempre ficar de olho no teor de sódio de todos os produtos que compramos!Obrigada você pelos comentários!!!Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, Amei esse!!! Vou mandar esse link para o meu pai, esse foi feito para ele:)))) bjinhosss

    ResponderExcluir
  4. Que bom Mi!!!Saudade de vcs!!!Adooro vc e toda sua família!Mande bjos pra todos!!!;)Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!

    Eu ja estou colocando bem menos sal na comida, a gente acaba se acostumando comer c/ menos sal, vou ficar atenta nas embalagens p/ ver a quantidade do sodio.
    beijos c/ saudades

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Nos acostumamos mesmo!!!! E fique de olho no sódio...é bem importante prevenir!=)
    Beijos com muuuuita saudade!

    ResponderExcluir
  8. Ju linda, teu blog esta 10! :)

    Acho que seria importante as pessoas saberem que sal de mesa, que utilisamos nas nossas comidinhas, representam mais ou menos apenas 10% da nossa consomaçao de sal diaria e que a maior porcentagem esta principalmente nos produtos industrializados. Pois tem pessoas que dizem " ah, vou colocar menos sal nas refeiçoes e assim estarei protegida", mas infelizmente nao! E como você disse, é importante olhar os rotulos, coisa que, realmente a maioria nao faz né? Mas é de se entender, pois nem sempre as pessoas entendem todas aquelas informaçoes né?

    Adorei teu blog! bjoss

    ResponderExcluir
  9. Importantíssimo Iza! Obrigada pelo comentário! Não basta apenas diminuir o sal que colocamos na comida, temos que analisar os rótulos e optar por produtos com menor teor de sódio. Aqui no Brasil vários produtos já trazem essas informações em tabelas, facilita um pouco o entendimento.
    Que bom que gostou do blog!!
    Beijoss!=)

    ResponderExcluir