quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bronzeado saudável

      Li algumas reportagens e resolvi compartilhar com vocês. É sobre um assunto que interessa muitas pessoas, não só mulheres pelo que tenho observado. Na praia, na piscina ou em outros lugares você já deve ter visto pessoas bem branquinhas super vermelhas por causa da exposição ao sol, certo? Ou talvez você mesmo já sofreu com isso, sim, sofreu, porque a sensação é muito ruim mesmo! Pessoas mais morenas não ficam vermelhas, mas as vezes elas não gostam do tom de pele que adquirem ao tomar sol. E por que pessoas brancas tem facilidade para se queimar ao sol e as morenas não? Segue abaixo uma explicação para isso.


 A dermatologista Fabiana Pietro explica que o que determina uma pele mais escura é a quantidade de melanina, que dá à pele o pigmento marrom. O que acontece é que a melanina é responsável pela coloração e também é um ‘filtro solar’ da pele. “Quando as pessoas estão expostas ao sol, quanto mais morenas forem, menos raios ultravioletas atingem o DNA da pele por conta da quantidade de melanina que age como filtro solar. Nesse caso, quando os raios atingem o corpo, o DNA celular é estimulado e, dessa forma, induz-se a produção de mais melanina e, consequentemente, a cor bronzeada”, afirma a especialista. Já as mais branquinhas têm pouca melanina e, portanto, não têm o filtro solar natural e quando os raios atingem o núcleo da célula, ela é lesionada e, conseqüentemente, fica com aquele efeito vermelho-pimentão. Daí a necessidade de aplicar filtro solar sempre! Mas isso não significa que são só as mulheres mais brancas que devem se proteger do sol com filtros solares. Apesar das morenas já contarem com a sorte de ter ‘filtro solar’ natural, elas precisam fazer uso de protetores. Em peles morenas e negras, o FPS 15 é eficaz. Já quem tem pele clara necessita de FPS 30. Se a pessoa estiver exposta ao sol na praia ou piscina, o ideal é aplicar o protetor em casa, meia hora antes de chegar e reaplicar a cada 2 horas ou após mergulhar.(Manual do bronzeado: tudo que você precisa fazer para ficar com a cor do verão)

     Para conseguir um bronzeado bonito e saudável, independente do seu tom de pele, você deve consumir alimentos ricos em caroteno (pigmento cuja cor varia do amarelo ao vermelho). Os alimentos que contém essa substância são os de cor amarela, laranja e vermelha, e em menor quantidade os vegetais folhosos verde-escuros.Para entender melhor o que ele é e saber quais alimentos você deve consumir clique nesta reportagem da Gazeta Online: Bronzeado cobiçado começa pela escolha dos alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário